sábado, 12 de fevereiro de 2011

Crítica da cidade do Porto, Portugal

A obra de  Eleuza de Morais                                                                        

“O trabalho plástico de Eleuza de Morais é pintura de intervenção. As suas obras reflectem preocupações sociais sobre a realidade contemporânea, levantando problemas, questionando eventos e preconceitos, o papel da mulher na sociedade, os direitos humanos, a fugacidade do momento presente e os direitos dos animais são por exemplo temas que a pintora aborda com a sensibilidade de uma artista que acredita na arte como reconstrução social.

Eleuza de Morais vive a  arte como uma verdadeira profissional, segura na técnica e competente na comunicação através da imagem.

As suas obras não lhe pertencem, pertencem ao mundo, aos outros e ao futuro, como ela própria reconhece a propriedade do seu trabalho plástico apenas acontece no momento de sua realização.

A dimensão social, técnica e poética da pintura de Eleuza de Morais conferem-lhe as características universais da pintura expressionista de intervenção, de introspecção e questionamento que me levam a situar esta artista ao lado de pintoras como Frida Kallo ou Paula Rego, é arte feminina, forte e válida, interrogação permanente e inquietante.”

Dra Teresa Torres de Eça (Porto, Portugal)
Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes de Porto Portugal.
Mestre e Doutora em Arte Educação na Universidade de Surrey Roehampton, Londres,Inglaterra.